NOTÍCIAS

23.02.2018
Protesto garante segurança nos negócios


Protesto garante segurança nos negócios

 

Além de ser a forma mais eficiente de se cobrar uma dívida, o protesto de títulos é também uma ferramenta útil no sentido de garantir a saúde financeira dos negócios. Isso porque, além de ser regulamentado por lei, o protesto assegura os direitos de credores e devedores, garantindo a publicidade, legalidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

 

O protesto tem varias finalidades, como provar publicamente a impontualidade de pagamento de di?vida pelo devedor, conservar o direito regressivo e interromper a prescrição da dívida, ente outras. “O protesto tem um custo menor que uma ação judicial, e é um meio mais eficaz e rápido na recuperação de crédito”, avalia Isabella Falangola, presidente do Instituto de Protesto - Seção Pernambuco (IEPTB-PE).

 

A ferramenta também evita o desgaste nas relações de negócios, uma vez que o cartório passa a ter o papel de mediador entre aquele que prestou um serviço ou fez uma venda e aquele que foi beneficiado pelo serviço ou venda – e não pagou por isso. Além disso, evita que pessoas físicas e jurídicas utilizem serviços que permitem “sujar o nome” do devedor sem comprovação da existência da dívida. Nesse caso, além de não receber a dívida, existe o risco de ter que pagar uma indenização ao devedor.