Ir para o conteúdo principal

Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil Seção Pernambuco

Atendimento ao usuário: (81) 3127-8100

Para evitar a inadimplência, empresas utilizam o serviço de protesto de títulos

icone facebook icone twitter icone whatsapp

Para evitar a inadimplência, empresas utilizam o serviço de protesto de títulos

Em um cenário econômico cada vez mais competitivo, as empresas precisam de soluções eficazes para recuperação de créditos. E o protesto de títulos é uma modalidade de cobrança que ajuda os empresários a evitar prejuízos causados por clientes inadimplentes.

Com amparo legal e fiscalização do poder público, os cartórios de protesto tornam públicas as dívidas e garantem segurança para que os valores sejam pagos.

Em geral, mais de 60% dos títulos e documentos enviados a protesto são solucionados em até três dias úteis nos mais de 3.760 cartórios presentes em todas as regiões do Brasil. Em Pernambuco, são 183 tabelionatos espalhados por todo o estado.

Mas afinal, o que pode ser protestado?

De acordo com a presidente do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil - Seção Pernambuco, Pauliana Porto, “atualmente, o protesto pode ser utilizado para cobrança de qualquer documento de dívida, incluindo títulos de crédito tradicionais, como duplicatas, notas promissórias, cheques e cédulas de crédito, além de contratos em geral, como de locação, compra e venda, prestação de serviço, contribuições condominiais e confissões de dívidas”.


Pauliana Porto, presidente do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – Seção Pernambuco - JAILTON JR./JC IMAGEM

O protesto de títulos é uma solução rápida e eficaz para as empresas recuperarem o crédito. Em 2022, segundo a 4ª edição da pesquisa Cartórios em Números, dos mais de 10 milhões de títulos enviados aos Cartórios de Protesto pelo setor privado, mais de 5 milhões deles foram recuperados, gerando uma receita em torno de R$ 16 bilhões. Já quanto aos títulos públicos, foram recuperados em torno de 302 mil gerando um retorno de mais de R$ 5 bilhões aos cofres públicos

Gratuidade para o credor

Além de ser uma modalidade de cobrança mais rápida que uma ação judicial, um dos grandes benefícios do protesto de títulos é que ele é gratuito para o credor. “Todo o custo fica a cargo do devedor que, no momento da quitação da dívida, também paga as despesas do protesto”, explica Pauliana Porto.

Serviço totalmente online

O protesto de títulos é totalmente online, facilitando a vida de quem precisa cobrar uma dívida. O credor pode protestar um título online, bastando acessar o site da Cenprot (Central Nacional de Protesto) www.pesquisaprotesto.com.br e preencher o formulário. “Quem não quiser fazer de forma digital, deve se dirigir ao cartório de protesto de sua cidade”, ensina a presidente.


IEPTB-PE - Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Pernambuco - JAILTON JR./JC IMAGEM

E se eu for protestado? Avise-me!

O Avise-me é um serviço gratuito que monitora o CPF ou CNPJ e envia avisos sempre que um título for apresentado para protesto em qualquer cartório do Brasil. Com ele, você pode se antecipar ao protesto e regularizar a situação antes que seja tarde demais.

Para receber os alertas automáticos da solução, basta cadastrar seus dados pessoais ou da empresa na plataforma.

Após o cadastro, você receberá notificações por mensagem de texto (SMS) ou e-mail sempre que uma dívida for lançada no seu CPF ou no CNPJ da empresa.


IEPTB-PE - Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Pernambuco - JAILTON JR./JC IMAGEM

Fonte: Mirella Martins - NE10


« Voltar
Whatsapp Em que posso ajudar?
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.